AptaHub renova gestão e amplia rede: rumo ao agro do amanhã

Rede de ambientes de inovação já apoiou 131 startups e fecha parcerias com parques tecnológicos com foco em expansão

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), anunciou a renovação por mais dois anos do contrato de gestão do AptaHub,que continuará a ser executado pelo consórcio liderado pelo Cietec em parceria com Wylinka e Impact Hub. O anúncio foi feito durante o evento “AptaHub: agro do amanhã”, em cerimônia que reuniu representantes do poder público, institutos de pesquisa, universidades, empresas e startups do setor agroalimentar.

Além da renovação da gestão, o encontro marcou a apresentação do balanço dos primeiros três anos do programa e a assinatura de protocolos de intenções com três importantes ambientes de inovação: Parque Tecnológico de São José dos CamposParque Tecnológico de Santos e Agrihub de Cuiabá. Na ocasião, também foi anunciado o credenciamento do AptaHub no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI), reconhecimento da relevância como plataforma pública de fomento à inovação no agro.

Carlos Nabil Ghobril, diretor da Apta, destacou o papel do AptaHub para pavimentar o futuro do agro de São Paulo: “Renovar o acordo de gestão do AptaHub é um passo importante para ampliar a competitividade do nosso agro com inovação. É um momento de celebração, prestação de contas e também de apresentar os resultados de três anos de trabalho.”
Resultados e aprendizados dos primeiros três anos

No balanço apresentado, os gestores ressaltaram avanços estruturais e impactos práticos: a incorporação da inovação à agenda institucional da Apta; a integração dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) dos Institutos; e a consolidação de três pilares de implementação — governança, gestão de comunidades e posicionamento da marca no ecossistema.

Para Ana Eugênia de Carvalho Campos, coordenadora do Instituto Biológico e uma das idealizadoras do AptaHub, essas ações permitiram que institutos e unidades de pesquisa passassem a atuar de forma articulada, atraindo empresas, startups e projetos de cooperação técnico-científica.

“O trabalho começou em 2021, com institutos atuando de forma isolada. A integração dos NITs e a definição de governança e processos foram fundamentais. O equilíbrio entre estrutura e comunidade permitiu que a inovação deixasse de ser iniciativa pontual para virar pauta estratégica”, avaliou Ana Eugênia.

Paula Lima, diretora-presidente do Cietec, destacou os resultados alcançados de forma célere, em um ano e meio de operação: “Já são 131 startups apoiadas e 17 desafios de inovação aberta lançados. Os resultados demonstram o resultado positivo dessa rede de ambientes que conecta pesquisadores, empreendedores, empresas e investidores.”

Impactos práticos e vozes da comunidade

No painel “Impactos na prática”, foram apresentados cases de articulação entre startup, ICT e venture builder, com relatos sobre resultados tangíveis e ganhos intangíveis. Rodrigo Franco, líder de tecnologia do fundoCaos Focado, reforçou o papel do AptaHub em conectar demanda de mercado a soluções deep tech. Thalita Naressi, CEO da startup Café Nosso Grão, destacou que fazer parte do AptaHub permitiu ter acesso a laboratórios e parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), permitindo validar e escalar seu produto.

Por sua vez, Eloisa Garciacoordenadora do Ital, ressaltou o efeito positivo para os ICTs: “O AptaHub acelerou a homogeneização da inovação entre os Institutos Apta, além de permitir uma inserção organizada e planejada da cultura de inovação dentro das unidades, alinhada às demandas da Apta.” 

Sérgio Tutui, líder de Inovação da Apta e gestor do AptaHub, avaliou que o novo momento do AptaHub, com a chegada de novos parceiros, trará mais benefícios para o agro de São Paulo e do Brasil.

“O AptaHub entregou resultados concretos, mas também benefícios intangíveis como cultura de colaboração e maior capacidade de articulação entre atores distintos. Nos próximos dois anos, ampliaremos nossa atuação para viabilizar novas tecnologias para o agro”, afirmou Tutui.

O evento contou ainda com a participação de Luciana Tucoser, chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O “AptaHub: agro do amanhã” foi realizado em 24 de novembro, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

SOBRE O APTAHUB

O AptaHub é uma rede de ambientes de inovação no agro vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), a segunda maior organização de pesquisa científica e tecnológica voltada ao agro no hemisfério Sul, composta por sete Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs).

Com presença em Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo, Santos o AptaHub conecta institutos de pesquisa, startups, investidores, empresas, produtores rurais e empreendedores, promovendo soluções inovadoras que tornam o agro mais competitivo, sustentável e transformador. A iniciativa tem execução do Cietec e coexecução de Impact Hub e Wylinka.

Para mais informações, acesse: Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *